Palmas, 27 de abril de 2024 20:06

IEL, instituições de ensino e empresas: parcerias estratégicas impulsionam oportunidades de estágio

26/03/2024 - 09h06

Instituto Euvaldo Lodi mobiliza empresas, instituições de ensino e estudantes para ampliar oferta de estágio.

As parcerias entre o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), empresas e instituições de ensino têm um impacto essencial na promoção de oportunidades de estágio para os estudantes do Tocantins. O IEL desempenha um papel crucial ao facilitar essas parcerias, criando uma ponte entre empresas e instituições de ensino, e estudantes.

Com base nas necessidades e expectativas das empresas e das instituições de ensino, o IEL Tocantins intermedia as ofertas de estágios que atendem às demandas do mercado de trabalho e proporcionam uma experiência de aprendizado valiosa para os estudantes.

Durante todo o período de estágio, o IEL Tocantins mantém um acompanhamento próximo das atividades dos estagiários e da satisfação das empresas parceiras, orientando e auxiliando as partes para que a experiência seja satisfatória a todos.

A gerente do Sebrae, Vera Braga, explica que o IEL atua como agente integrador na contratação dos estagiários da instituição ao selecionar, recrutar, contratar e fazer a interface com as faculdades, além de auxiliar no cumprimento da Lei de Estágio.

“O IEL nos orienta quanto aos cursos permitidos para cada demanda, os perfis de supervisores para acompanhar os estagiários no Sebrae e também nos apoia no cumprimento das regras quanto às atividades que eles podem fazer de forma a não comprometer o desempenho acadêmico”, exemplifica sobre os papéis realizados pelo Instituto.

As parcerias com o IEL oferecem às empresas acesso a talentos qualificados, permitindo-lhes moldar futuros profissionais de acordo com suas necessidades e valores corporativos. Para as instituições de ensino, as parcerias com empresas proporcionam uma conexão direta com o mercado de trabalho, moldando seus programas de estudo às demandas atuais e permitindo que os estudantes enriqueçam seus currículos. O feedback das empresas também ajuda a garantir a relevância e a qualidade da formação oferecida aos jovens.

Para Simone Andrea, diretora acadêmica da Faculdade Serra do Carmo, a parceria com o IEL Tocantins permite que a instituição tenha uma visão sistêmica sobre as demandas do mercado de trabalho, apresentando novos nichos de atuação profissional que incidem sobre a implementação dos currículos dos cursos de Graduação e Tecnológicos da FASEC.

“O feedback da empresa contratante sobre a atuação do estagiário nos permite analisar as forças e fragilidades de nossos estudantes e implementar ações que viabilizem a melhoria dos processos organizacionais e pedagógicos dos cursos e que impactem na qualidade da formação profissional de nossos estudantes”, destaca a diretora.

O Programa de Estágio Supervisionado do IEL possibilita aos alunos a oportunidade de aplicar seus conhecimentos teóricos na prática, adquirindo experiência profissional e desenvolvendo habilidades essenciais para suas carreiras futuras. O IEL como agente de integração de estágios busca parcerias com as empresas e instituições de ensino com o intuito de ampliar o leque de oportunidades disponíveis para os estudantes.

Essas oportunidades de estágio auxiliam os estudantes a adquirir experiências, aprendizados e desenvolver novas habilidades. “Além de aplicar na prática o conhecimento acadêmico, os estudantes desenvolvem também habilidades interpessoais e profissionais. Isso, com certeza, é um diferencial na vida desse futuro profissional que chegará ao mercado de trabalho com mais confiança e aprendizado prático”, afirma a coordenadora de estágio do IEL Tocantins, Nair Martins.

As parcerias intermediadas pelo IEL Tocantins têm grande importância na promoção de estágios para os estudantes, enquanto também colaboram com as empresas e instituições de ensino. Essas ações desempenham um papel essencial no avanço do desenvolvimento econômico e na preparação de uma força de trabalho capacitada e competitiva.

Por Júlia Lopes

Serviço: Assessoria de Imprensa IEL (63) 3229-5775