Palmas, 19 de abril de 2024 04:03

Café com Política da FIETO recebe o candidato ao Governo do Estado Carlos Amastha

15/05/2018 - 14h03

Foto: Adilvan Nogueira
Ampliar imagem Candidato recebe Carta da Indústria

Todos os candidatos à eleição suplementar foram convidados para as sete edições do Café com Política que acontece de 15 a 25 de maio.

A Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO) realizou nesta terça-feira, 15/05, em Palmas o evento Café Com Política iniciado com o candidato ao governo do Estado, Carlos Amastha. A programação foi aberta pelo presidente da Federação, Roberto Pires, que elencou as principais demandas do segmento industrial, também documentadas na Carta da Indústria entregue ao final do evento para o candidato. O evento aconteceu no espaço de eventos da FIETO com a presença de empresários, imprensa e diretoria da instituição. Ao final do evento, os convidados participam enviando perguntas aos candidatos.

Pires destacou a motivação para a realização do evento de conhecer melhor as propostas de cada candidato em diversas áreas com atenção especial ao segmento industrial. Em seus apontamentos, o presidente falou sobre gargalos ao desenvolvimento industrial como o baixo investimento em infraestrutura, o alto comprometimento do Governo com a folha de pagamento e a carga tributária.

“O investimento em infraestrutura no estado vem caindo drasticamente. Há pouco tempo atrás tínhamos um investimento em torno de 35, 37% e hoje beira 1%. Isso impacta todos os setores e compromete nossa competitividade, tanto no agronegócio quanto a indústria”, disse o presidente.

Perguntado sobre o que o empresário industrial pode esperar de um possível governo liderado por ele, Carlos Amastha citou “desenvolvimento econômico, muita oportunidade e muita política focada para o segmento” e falou sobre resultados alavancados pela iniciativa privada. “A iniciativa privada está muito mais preparada e organizada e a maior prova disso foi o resultado da Agrotins que, mesmo com esse marasmo político acontecendo, foi um sucesso e teve crescimento em relação ao ano passado, o que quer dizer que a iniciativa privada descolou da política. E isso é muito importante”, disse Amastha.

Ainda sobre as expectativas do segmento em relação a sua possível gestão, o candidato destacou suas intenções em relação ao funcionalismo público. “Não é mais possível continuar com esse número de 42% dos empregos do estado sejam por causa da máquina pública. Não quer dizer que seja muito emprego, falta funcionário público e estão mal distribuídos, mas falta emprego privado e esses 42% precisam se tornar um número menor, não no número de funcionários, mas no que representam no total da empregabilidade do nosso estado”, concluiu.

Café com Política

Serão recebidos no espaço de eventos da Federação os candidatos Mauro Carlesse (16/05), Marlon Reis (17/05), Vicentinho Alves (18/05), Mário Lúcio Avelar (23/05), Kátia Abreu (24/05) e Marcos Souza (25/05) a partir das 7h30 da manhã. Todos os candidatos participantes receberão na oportunidade a Carta da Indústria, ratificando as áreas de atuação prioritárias para alavancar a economia do estado na visão da indústria.

O Café com Política integra a agenda de eventos realizados pela FIETO com foco no processo eleitoral, a exemplo do Governadoráveis e Prefeituráveis que reuniu os candidatos para uma exposição ao público industrial nas últimas eleições (2014 e 2016).

Transmissão ao vivo da fala do candidato disponível no facebook do Sistema FIETO: https://www.facebook.com/sistemafieto/videos/2080089925353062/

Por Priscila Cavalcante