FIETO

Em defesa dos interesses da indústria tocantinense

Palmas, 14 de novembro de 2018 21:09

 

Notícia

SESI conquista o 1º lugar para o Tocantins em olimpíada nacional de robótica na Paraíba

09/11/2018 - 17h19
 
 
Foto: Priscila Cavalcante

Escola SESI de Araguaína foi a melhor entre as 50 equipes participantes da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) em João Pessoa/PB.

A equipe Tucuna Droid do Serviço Social da Indústria (Escola SESI de Araguaína) leva para o Tocantins o troféu e medalha de campeã do nível 1 (Ensino Fundamental) da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) finalizada nesta sexta-feira, 09/11, na capital da Paraíba, João Pessoa. Desde o último dia 07/11, os alunos Regimar Negreiro e Sérgio Silva disputaram 4 rodadas para avaliação pela banca da competição da programação e performance do robô desenvolvido pela dupla com a coordenação do professor de Robótica da Escola SESI, Ulisses Parreira.

Tarefas como ultrapassar obstáculos e resgatar vítimas são simuladas em uma mesa na qual o robô sobe rampas, recolhe bolas que representam os resgatados, desvia de objetos, anda em zigue zague, entre outras tarefas que devem ser contempladas e cumpridas pela programação desenvolvida no projeto dos alunos seguindo as regras da competição.  Ao acertar mais no cumprimento das tarefas e manter a regularidade nos percursos, o resultado da Tucuna Droid foi o melhor entre as 50 equipes participantes de todo o país entre os alunos do ensino fundamental (nível 1).

A preparação dos alunos para a competição começa muitos meses antes das etapas estadual e nacional e o bom resultado é mérito do esforço dos alunos, como conta o professor de robótica da Escola SESI. “É extremante gratificante como professor enxergar o amadurecimento dos alunos. Este resultado é justamente o reflexo de toda a dedicação que eles demonstram em sala de aula desde o início dos trabalhos há muitos meses atrás. Nós temos excelentes alunos, a robótica educacional está crescendo muito na Escola e no estado e nós vamos sempre fazer o possível para que mais crianças possam ter acesso a essa tecnologia”, disse Parreira.

Capitão da equipe, o aluno Regimar conta que chegou à Escola SESI sem ter conhecimento sobre a robótica, mas já intencionado a fazer parte da equipe. “Era um sonho faz tempo. Sempre quis estudar robótica e comecei sem saber nada e em pouco tempo já comecei a aprender programação. É uma novidade o 1º lugar, conseguimos com foco e dedicação”, avaliou o campeão.

A OBR é uma olimpíada científica que utiliza da temática da robótica para estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas e identificar talentos. Desde 2015, a Escola SESI de Araguaína teve êxito em todas as etapas estaduais da Olimpíada conquistando vaga e bons resultados nas etapas nacionais. A atividade ganhou tamanha importância que, a partir de 2019, deixará de ser uma atividade extracurricular para integrar a grade obrigatória dos alunos do ensino fundamental (6º ao 9º ano), de acordo com a diretora da Escola SESI de Araguaína, Carmelita Cavalcante.

Os vencedores do nível 2 da OBR disputam a RoboCup, maior evento de robótica do mundo. A OBR é apoiada pelo Ministério da Educação, Ciência e Tecnologia, CNPq e Capes. Eventos nacionais de robótica, como a Competição Brasileira de Robótica (CBR), congressos e simpósios nas áreas de Robótica e Inteligência Artificial, acontecem simultaneamente à competição realizados pelas sociedades científicas que apoiam a OBR. 

 

Por Priscila Cavalcante

Serviço: Assessoria de Imprensa SESI (63) 3229-5775

 

 

 

 


 
 
 
104 Sul, Rua SE 03 Lote 34 A, Ed. Armando Monteiro Neto - Plano Diretor Sul, Palmas - TO CEP: 77.020-016 Tel.: +55 63 3229-5700