FIETO

Em defesa dos interesses da indústria tocantinense

Palmas, 21 de julho de 2018 00:47

 

Notícia

SENAI prepara representantes tocantinenses para seletiva da WorldSkills 2019

06/04/2018 - 16h03
 
 
Foto: Adilvan Nogueira

Competição de educação profissional acontece em 2019 na Rússia e seletivas para definir representantes do Brasil entre junho e agosto em todo País.

 

Como parte da preparação para a seletiva nacional da WorldSkills, maior competição de educação profissional do mundo, seis alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) participam nesta sexta-feira e sábado, 06 e 07/04, do Workshop Treino Duro, Luta Fácil. O treinamento ocorre em Palmas e envolve alunos da capital, de Taquaralto e Araguaína buscando o alcance de resultados de alta performance na competição.

A programação é dividida em duas etapas e será conduzida pela master coach e consultora, Tudy Vieira. Ela é especialista em Planejamento e Gestão Empresarial e trabalha com o desenvolvimento do potencial para o alcance do sucesso.  Para a consultora, o primeiro passo é o alinhamento dos competidores com o objetivo final. O workshop trabalhará ainda o desenvolvimento de competências, missão de vida e o planejamento como parte essencial para se chegar a um resultado desejado. “É importante o competidor entender por que ele está competindo, o que ele ganha com isso, o que a sociedade ganha e quais são os ganhos além do básico”, afirma Tudy.

Um dos participantes do treinamento é Rodrigo Nunes dos Santos, que é aluno do CETEC Araguaína e compete na categoria Instalações Elétricas Prediais. Ele conta que, por meio do treinamento, busca formas para conseguir um bom desempenho na competição mundial. “Com esse treinamento eu espero conseguir me conhecer melhor, ver meus erros durante a prova, o que eu tenho que melhorar e na competição obter uma boa colocação e com isso aprendizado e experiência para me tornar um profissional melhor”, destaca Santos.

A diretora regional do SENAI, Márcia Rodrigues, pontua que o preparo psicológico dos alunos para a competição é tão primordial quanto o treinamento técnico. “A parte técnica e o treinamento destes alunos é muito importante, mas nós também entendemos que não há como chegar ao melhor sem um preparo psicológico destes jovens que, muitas vezes, vão passar pela primeira vez por uma competição que exige conhecimento, rapidez e muito controle emocional diante da pressão que a situação impõe”, explicou a diretora.

Na segunda etapa, que acontece em 21/04, a consultora Tudy Vieira vai focar a inteligência emocional.

WorldSkills

A WorldSkills é uma competição mundial que acontece a cada dois anos reunindo competidores de diversos países e dos cinco continentes do planeta. Para definir os representantes brasileiros, são feitas seletivas nacionais em diferentes cidades do País no ano anterior à prova. O Tocantins vai sediar a seletiva de Soluções em Software Para Negócios no mês de junho. Os alunos tocantinenses disputam a vaga nacional nas ocupações de Design Gráfico (Ana Kárita Mendes Bezerra - CETEC Palmas), Web Design (Edwardes Junior Lima Gomes - CETEC Palmas), Pintura Decorativa (Guilherme Teilon Alves da Silva - CFP Taquaralto), Tecnologia da Moda (Jessica dos Santos da Silva - CFP Taquaralto), Instalações Elétricas Prediais (Rodrigo Nunes dos Santos - CETEC Araguaína) e Sistema Drywall e Estocagem (Uanderson dos Santos Souza - CFP Taquaralto).

Na competição, que é uma disputa de educação profissional, os alunos devem apresentar habilidades coletivas e individuais em provas relacionadas a profissões técnicas da indústria e do setor de serviço. A última edição, em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, foi de ótimos resultados para o Brasil, que ficou na segunda colocação. Em 2015, a competição aconteceu no Brasil, na cidade de São Paulo, e o país ficou em primeiro lugar. A próxima edição acontecerá entre os dias 22 e 27/08/2019, na cidade de Cazã, na Rússia.

 

Por Paulo Teodoro

Serviço: Assessoria de Imprensa SENAI (63) 3229-5775

 

 

 


 
 
 
104 Sul, Rua SE 03 Lote 34 A, Ed. Armando Monteiro Neto - Plano Diretor Sul, Palmas - TO CEP: 77.020-016 Tel.: +55 63 3229-5700