Palmas, 23 de abril de 2024 18:11

Empresas contempladas assinam contratos do Tecnova

17/04/2015 - 12h21

Foto: Ademir dos Anjos
Ampliar imagem Empresários, Pires e Miranda comemor...

Elas receberão, em média, 350 mil reais para investir em projetos inovadores sem reembolso.

Por Júnior Veras

O programa de incentivo e fomento ao desenvolvimento de processos inovadores (Tecnova) chegou a sua etapa final com 24 pequenas e médias empresas tocantinenses contempladas dos segmentos de tecnologia da informação e comunicação, energias alternativas, construção civil, alimentos, agronegócio, têxtil, madeira e móveis e serviços.

A solenidade de assinatura dos contratos foi realizada na manhã desta sexta-feira, 17/04, no Palácio Araguaia, em Palmas, e contou com a presença do governador Marcelo Miranda, do presidente do Sistema Federação das Indústrias do Tocantins (FIETO), Roberto Pires, da superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Tocantins), Roseli Sarmento, representantes da Agência Brasileira de Inovação (FINEP), da Agência Tocantinense de Ciência, Tecnologia e Inovação, empresários e assessores do governo.

Ao todo, serão liberados R$ 8 milhões e R$ 727 mil reais às empresas para execução de seus projetos inovadores. O repasse para cada empresa, que começará a ser efetuado nos próximos dias, é da ordem de R$ 350 mil, em média. A contrapartida é de apenas 5%, algo em torno de R$ 20 mil reais, e o recurso não é reembolsável, ou seja, os empresários não precisam se preocupar com pagamento, apenas com o sucesso de seus negócios.

Ao fazer uso da palavra, Roberto Pires agradeceu ao governo federal e estadual por viabilizarem o Tecnova, que no Tocantins é executado pelo IEL, entidade do Sistema FIETO, com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. Pires destacou que o programa trará bons frutos ao estado, pois além de gerar empregos proporcionará melhores resultados e mais competitividade às empresas contempladas. “Percebemos que os empresários tocantinenses estão antenados com a agenda da inovação, que já é a principal agenda da indústria”, afirmou.

Para o governador Marcelo Miranda, o momento é importante para o sucesso das empresas e do Tocantins, pois atualmente a inovação tecnológica é uma necessidade que além de melhorar a qualidade dos serviços e produtos promove a competitividade. “Hoje estamos fazendo história ao celebrarmos esses convênios com 24 pequenas e médias empresas que, num futuro próximo, certamente se tornarão grandes”, disse ele, enfatizando que o seu governo é parceiro de quem quer promover o desenvolvimento socioeconômico do Tocantins.

Ricardo Nascimento, empresário contemplado com o Tecnova, reconhece a importância do programa ao destacar que ele é um combustível para a empresa inovar.  “Hoje para o empresário investir dinheiro próprio em projetos de inovação é muito complicado, e esse incentivo ajuda a empresa a se estruturar mais, criar novos produtos e se estabelecer no mercado”, afirma. “É um projeto que veio melhorar não somente a questão financeira, mas também a parte técnica. Abre novas perspectivas para a empresa, mas também espaço para a melhoria da qualidade dos serviços prestados”, ressalta Alteliana Lopes, empresária da construção civil.

Serviço: Assessoria de Imprensa IEL – Tocantins (63) 3229-5775