Palmas, 25 de abril de 2024 07:22

FIETO promove curso de capacitação para empresários de Gurupi

28/04/2016 - 14h47

Foto: UCI

A ação reuniu empresários do campo industrial e associados na unidade SESI/SENAI em Gurupi.

Por Yasmin Miranda dos Reis

A Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO) realizou nesta quinta-feira, 28/4, curso sobre normas trabalhistas voltado a empresários do setor industrial em Gurupi. A consultora e Mestre em Ciências Políticas, Maria Inez de Medeiros, conduziu o curso realizado gratuitamente na unidade SESI/SENAI de Gurupi por meio do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA). Contrato de trabalho e rotinas trabalhistas na admissão foram temas destacados durante o curso “Como evitar problemas trabalhistas”.

O curso objetiva levar informações aos empresários sobre a legislação trabalhista e esclarecer dúvidas para evitar ações e prejuízos tanto para o trabalhador quanto para a empresa. Também foram citadas normas e procedimentos relacionados à admissão, vigência da relação empregatícia e rescisão do contrato de trabalho  chamando a atenção dos empresários para o impacto que a legislação trabalhista tem sobre a competitividade da indústria.

“Existem casos diferentes nas condutas trabalhistas, situações inesperadas em que o empresário, muita vezes, não saberá como resolver ou como aplicar a legislação, por isso a importância do curso", frisou Maria Inez.

A capacitação faz parte do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), realizado por meio da parceria entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e federações das indústrias dos estados. Busca fortalecer a representação sindical empresarial com o objetivo de melhorar o ambiente de negócios, e ampliar a competitividade das empresas. O programa conta ainda com a parceria do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Nacional.

Consultora

Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco, Maria Inez de Medeiros atua como consultora trabalhista e de gestão empresarial, foi quem ministrou o curso. Já desempenhou funções como Auditora Fiscal do Trabalho e Delegada Regional do Trabalho. Atualmente é titular da empresa Atenas Consultores Associados Ltda.