Palmas, 19 de abril de 2024 07:55

Sistema FIETO investe 24 milhões em obras para educação no Tocantins

11/09/2014 - 15h34

Ampliar imagem Presidente da FIETO e Superintendent...
Educação e qualificação profissional contribuem com o desenvolvimento industrial
Por Assessoria de imprensa da FIETO
As obras do Sistema Federação das Indústrias do Tocantins (FIETO) realizadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) totalizam cerca R$ 24 milhões de reais. Só para construção do Centro de Educação e Tecnologia (CETEC) em Palmas foram destinados R$ 12 milhões. O prédio possui cinco pavimentos e área total de construção de 4.390 metros², num terreno de 1.988 metros.
A estrutura do CETEC incluirá rede de oficinas, laboratórios e ambientes didáticos com a tecnologia e a infraestrutura necessária ao desenvolvimento dos cursos. O projeto do prédio foi desenvolvido num modelo de sustentabilidade, com espaços flexíveis e multifuncionais que permitem a constante atualização da base tecnológica utilizada nos cursos.
Em visita ao campo de obras o presidente do Sistema FIETO, Roberto Pires, e o conselheiro e presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas, Sérgio Tavares, acompanharam o andamento do projeto que deve ficar pronto até o fim deste ano. “O CETEC vai ter capacidade para atender 1.500 alunos por dia em cursos profissionalizantes. É um grande avanço em prol do desenvolvimento da cidade e do nosso Estado”, comemorou Roberto Pires.
Ainda nesse mês de setembro, será iniciada a construção do Centro de Formação Profissional em Taquaralto. O investimento de R$ 6 milhões de reais está previsto para ser finalizado em agosto de 2015 e vai priorizar os moradores da região sul da capital.
Na cidade de Paraíso do Tocantins, a 60 quilômetros de Palmas, as obras da construção do Centro de Formação Profissional totalizadas em R$ 6 milhões de reais, já estão 22% adiantadas, com previsão de conclusão em fevereiro do próximo ano. A unidade vai atender 450 alunos por dia em diversos cursos profissionalizantes.
Os investimentos do Sistema FIETO incluem também Araguaína na região norte, a 500 quilômetros de Palmas. A reforma administrativa do Centro de Educação e Tecnologia recebeu recursos de mais de R$ 700 mil reais.
“Com esses projetos vamos ampliar oportunidades para os tocantinenses se prepararem para o mercado de trabalho. Investimos em qualificação com a expectativa de colaborar com o desenvolvimento industrial e gerar mais empregos”, destacou o presidente do Sistema FIETO.
Atualmente o SENAI/TO oferta em todo o Estado cerca de 150 cursos com carga horária que varia de 16 a 20 horas nas 15 áreas da indústria. Entre eles, no setor de alimentos e bebidas, construção civil, gestão, madeira e mobiliário, refrigeração e segurança no trabalho. Nos últimos onze anos cerca de 120 mil alunos passaram pelos cursos do SENAI no Tocantins.
Serviço: Assessoria de imprensa FIETO: (63) 3228 - 8920.