Palmas, 25 de abril de 2024 01:47

Resultados da Cúpula dos BRICS podem beneficiar indústrias tocantinenses

17/07/2014 - 16h17

Ampliar imagem Propostas da indústrias foram aprese...

Indústria tocantinense foi representada pelo presidente do SINDICARNES/TO

Por Assessoria FIETO

O presidente do Sindicato das Indústrias Frigoríficas do Tocantins (SINDICARNES/TO), Oswaldo Stival, representou os empresários da indústria tocantinense nos dias 14 e 15 de julho na VI Cúpula dos BRICS em Fortaleza/CE.

O evento contou com chefes de estado do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul e debateu, entre outros temas, estratégias para ampliação de negócios entre os países.

Um documento elaborado pelos empresários da indústria aos governantes das cinco economias emergentes traz sugestões de estratégias para fortalecer a cooperação em tecnologia da informação, transportes, saúde e turismo.

Os executivos brasileiros também fizeram recomendações para eliminar barreiras e gargalos relacionadas a exportação entre os países dos BRICS e superar os impedimentos sanitários que dificultam a entrada da produção brasileira na Europa.

Outro tópico amplamente debatido foi a necessidade de facilitar a emissão de vistos para empresários que queiram visitar os países do bloco para prospectar e realizar negócios.

As facilidades de negociação entre os países dos BRICS podem viabilizar novas exportações para os frigoríficos tocantinenses que atualmente comercializam para 176 países com exceção da Europa.

De 2012 para 2013 o volume de exportação da carne tocantinense aumentou 15%, fechando o ano passado com um montante de 200 mil toneladas.

“Um dos temas que poderá beneficiar bastante os empresários, é referente a implantação de medidas que agilizem a liberação de vistos entre os países dos BRICS. É um grande avanço para investidores brasileiros que atuam no comércio exterior e que tem interesse em expandir os negócios” destacou Oswaldo Stival.

Durante a reunião da Cúpula os participantes criaram um banco com o objetivo de financiar projetos de infraestrutura em países emergentes.

Serviço: Assessoria de Imprensa  da FIETO - (63) 9973-3119