FIETO

Em defesa dos interesses da indústria tocantinense

Palmas, 15 de dezembro de 2018 16:18

 

Notícia

SENAI sedia a 1º Semana do Deficiente Auditivo em Gurupi

26/09/2018 - 16h21
 
 
Foto: Livia Santos
Ampliar imagem Atividade vai até a próxima sexta-fe...

A ação acontece por meio do Programa SENAI de Ações Inclusivas que busca a interação das pessoas com deficiência dentro da instituição.

 

O Dia do Deficiente Auditivo, 26 de setembro, está sendo comemorado com informação pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) em parceria com a Associação de Apoio e Defesa dos Direitos dos Surdos de Gurupi (ADESGU). As instituições realizam desde a última segunda-feira, 24/09, a 1º Semana do Deficiente Auditivo com palestras e atividades voltadas para este público até sexta-feira, 28/09. A programação acontece no período vespertino, a partir das 14h, na unidade SENAI, localizada na vila Alagoana e é aberta ao público.

 

Palestras e workshops trabalham temas que contribuem com o dia a dia do público alvo e promovem a integração e conscientização dos demais participantes. A Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a cultura surda, por exemplo, são abordadas nas atividades. A aluna do SENAI Jorlanda Ramos é deficiente auditiva e destacou a importância desta ação, “É um evento importante para a comunidade surda, pois integra essa parte da população que não é vista e ajuda as pessoas a entender o que é o surdo e que somos capazes de qualquer coisa”.

Para ministrar os assuntos, foram convidados especialistas como o professor de história Hélio Buenaga, o advogado com atuação em Direitos Humanos Igor Costa, alunos da Liga Acadêmica de Psicologia da Unirg e a instrutora do SENAI Sheila Teixeira. Política, empreendedorismo, atendimentos de saúde, e outros.  

A intérprete de libras do SENAI, Tayanne Fernandes, falou da necessidade destes momentos de valorização. “Para o SENAI o evento é muito importante, pois mostra o quanto nos importamos com a inclusão e a capacitação de pessoas com qualquer deficiência, a exemplo do programa que desenvolvemos para promover ações inclusivas, o PSAI. Convidamos a todos que tenham interesse em saber mais, é totalmente gratuito”.

 

Por Livia Santos

Serviço: Assessoria de Imprensa SENAI (63) 3311-1301

 

 

 


 
 
 
104 Sul, Rua SE 03 Lote 34 A, Ed. Armando Monteiro Neto - Plano Diretor Sul, Palmas - TO CEP: 77.020-016 Tel.: +55 63 3229-5700