Palmas, 24 de abril de 2024 21:15

Baixar arquivo | 25/05/2017 - 11h50

Foto: Ademir dos Anjos
Ampliar imagem Edição 2015 em Gurupi

Evento contará com mais de 100 ações gratuitas oferecidas de 09 às 16 horas no SESI Gurupi.

A Unidade do Serviço Social da Indústria (SESI) em Gurupi recebe a 24ª edição do Ação Global 2017 no Tocantins no próximo sábado, 27/05. Mais de 100 ações serão oferecidas gratuitamente por meio do trabalho de cerca de 700 voluntários e mais de 80 empresas e instituições parceiras mobilizadas pelos realizadores SESI e Rede Globo (Grupo Jaime Câmara). O evento inicia às 9 horas com a abertura oficial e vai até às 16 horas na Rua Joaquim Batista de Oliveira, Nº 161, Vila Alagoana. Ônibus gratuitos serão disponibilizados à comunidade para o deslocamento até o local, conforme o itinerário disponível no site do SESI.

Representantes do SESI e Grupo Jaime Câmara abrem o evento juntamente com parceiros como a Prefeitura Municipal de Gurupi e demais autoridades locais e estaduais. O Ação Global é um mutirão de cidadania realizado simultaneamente em todos os estados e no Distrito Federal. A meta deste ano no Tocantins é realizar 30 mil atendimentos a 6 mil pessoas.

O tema da edição é “Qualidade de vida para toda a Família com foco na Hipertensão Arterial”, doença que acomete mais de 30 milhões de brasileiros de acordo com o Ministério da Saúde. A principal forma de prevenção é a adoção de hábitos saudáveis como atividade física regular e alimentação saudável, especialmente com baixo teor de sódio. As ações oferecidas são distribuídas em áreas como Saúde, Educação, Cidadania e Lazer (esta última contempla o Esporte e a Cultura).

Para a divulgação do evento foram realizadas ações sociais como o aulão de zumba (22/05), Torneio de Futebol Society e Vôlei de Areia Solidário entre os parceiros (24 e 25/05) e o Pedal Solidário (24/05). As inscrições foram feitas com doações de alimentos e brinquedos que serão doados aos participantes do Ação Global e comunidade. O município também recebe nesta quinta-feira, 25/05, a carreata de divulgação do Ação Global da qual toda a comunidade pode participar a partir de 16 horas na Praça do Sol (saída para Peixe).

Em um mesmo dia e local, os participantes poderão receber atendimento médico, orientação jurídica, emitir documentos, participar de oficinas de geração de renda e ainda se divertir com toda família com as atrações do palco, brincadeiras infantis, entre outras atividades. A última edição sediada em Gurupi foi em 2015 quando foram realizados mais de 35 mil atendimentos a 6881 pessoas. No ano passado, o evento aconteceu em Paraíso do Tocantins com 42.372 mil atendimentos a 7355 pessoas.

Confira algumas das ações do evento abaixo e a relação completa clicando aqui (atualizado em 25/05 às 11:00):

·         Avaliação física

·         Atividades circenses

·         Futebol de sabão

·         Tirolesa

·         X-box

·         Oficina de Pintura em Tela, Biscuit e de Feltro

·         Pintura Facial

·         Apresentações artísticas (dança, capoeira, quadrilha, músicos, coral, etc)

·         Atualização do cartão de vacina

·         Programa Hiperdia: avaliação de IMC com orientação

·         Exame de prevenção ginecológica