Palmas, 20 de abril de 2024 01:05

SESI leva ginástica laboral às indústrias por meio de plataforma online

09/07/2020 - 17h38

Atendimento, que antes era exclusivamente presencial, também pode ser oferecido online para colaboradores em home office.

Com foco na saúde do trabalhador, o Serviço Social da Indústria (SESI) ampliou as possibilidades de atendimento do programa Ginástica na Empresa que agora chega também aos trabalhadores que estão em home office por meio da plataforma Teams. Totalmente online, esse atendimento permite ao industriário das empresas participantes do programa alongar e dar uma pausa na jornada cumprida em casa para prevenção de doenças como as causadas por esforço repetitivo ou má postura.

Em sessões de 8 a 15 minutos, em horários pré-determinados, os trabalhadores participam de forma voluntária de exercícios de aquecimento, alongamento, flexibilidade, coordenação, respiração e relaxamento.  As atividades são conduzidas por profissionais de educação física do SESI, de acordo com o perfil de cada grupo ou atividade. Além de prevenir doenças e lesões, as atividades contemplam mensagens lúdicas que estimulam o trabalho, como conta o professor do SESI, Alécio Marinho.

“Os benefícios são inúmeros como ajudar a diminuir o estresse laboral e prevenir lesões, a melhorar a integração entre os colaboradores, promovendo um bem-estar geral no trabalhador. Tudo isso reduz o número de afastamentos e ajuda a aumentar a produtividade, além de fazer com que o colaborador se sinta valorizado ao perceber que a empresa se preocupa com a sua saúde”, avalia Marinho.

Participante assídua da ginástica, mesmo em home office, a estagiária de Segurança de Barragens e Infraestrutura da ENEL, Martha Moura, tem aprovado a novidade de participar em casa. “As aulas online são excelentes, pois estamos em home office e temos a oportunidade de poder colocar roupas mais leves e poder desfrutar melhor dos exercícios. O instrutor tem todo o cuidado conosco, tira dúvidas sobre os exercícios, pergunta como estamos nos sentindo depois das aulas, fala de saúde. Estou gostando bastante, tem me ajudado muito já que começo o trabalho tendo feito os alongamentos adequados”, conta Martha.

As empresas que optam pelo atendimento presencial também recebem o programa no ambiente de trabalho com a adoção de medidas de segurança nesse período de pandemia. A retomada do atendimento presencial conta agora com práticas como o distanciamento entre os industriários participantes, a priorização por espaços abertos, divisão de turmas para limite de participantes que devem estar distantes 1,5m uns dos outros, além do uso obrigatório de máscaras e a utilização de álcool gel 70% pelo professor. Para informações sobre estes serviços ofertados pelo SESI no Tocantins o contato é o (63) 3229-5748.

Por Priscila Cavalcante

Serviço: Assessoria de Imprensa SESI (63) 3229-5775