Palmas, 25 de abril de 2024 10:28

FIETO marca presença na Agrotins 2018

08/05/2018 - 15h38

Foto: Cláudia Nasser

Evento deve movimentar cerca de 700 milhões de reais, realizar 35 mil capacitações e receber mais de 100 mil visitantes.

Para integração com o público da maior feira agrotecnológica da Região Norte do Brasil foi instalado no estande do Sistema Indústria (FIETO, SESI, SENAI e IEL) um Simulador de Solda e Laboratório de Grãos, além de Cozinha Show e Vitrine da Carne, onde profissionais realizam demonstração de cortes especiais de carne bovina e pescado.

“Estamos aqui presentes para mostrar o que o Sistema Indústria tem de melhor para dar suporte à pauta da agroindústria. Com o SESI destacamos a questão da segurança e saúde do trabalhador, e com o SENAI mostramos o que existe de mais avançado em termos de tecnologia para dar suporte ao agronegócio. Trouxemos também à Feira a força dos nossos sindicatos mostrando da indústria à mesa as possiblidades de transformação, além de orientação ao empresário sobre crédito. Ou seja, montamos toda uma estrutura para mostrar que o Tocantins está pronto para receber novos investimentos e conta com um Sistema forte para dar suporte ao desenvolvimento industrial”, explica a diretora regional do SENAI, Márcia Rodrigues.

Durante a abertura oficial da Feira, na manhã desta terça-feira, 8, o empresário e vice-presidente da FIETO, Emilson Vieira, que na ocasião representou o presidente da instituição Roberto Pires, destacou que o evento é um grande realizador de negócios, bem como a parceria da Federação. Destacou ainda a estrutura do Sistema Indústria para formação de mão de obra.

Para um auditório tomado por empresários, produtores rurais e profissionais do agronegócio, Vieira falou também sobre o Estudo das Potencialidades das Principais Cadeias Produtivas do Tocantins, realizado pela FIETO em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo. O trabalho está na fase final e deverá ser lançado ainda este ano. “Nosso papel é industrializar o Tocantins transformando a produção do agronegócio, e esse Estudo era tudo que precisávamos para que isso aconteça de forma mais acelerada”, afirmou, para em seguida convidar o assessor da presidência da Federação, José Roberto Fernandes, para proferir palestra com o tema Interface da Indústria com o Agronegócio.

Em sua fala de abertura da 18ª edição da Agrotins, o secretário estadual da Agricultura, Thiago Dourado, comentou sobre o tema da feira, Agroindústria e Sustentabilidade, e chamou a atenção à necessidade de alinhamento dos dois. “É preciso produzir com sustentabilidade, com menos desmatamento e, dessa forma, transformar a produção em produtos prontos para o consumo”, pontuou.

A expectativa dos organizadores da Agrotins 2018, que conta com 650 estandes, é realizar cerca de 700 milhões de reais em negócios, capacitar 35 mil pessoas e receber 130 mil visitantes durante os cinco dias de exposição.

Por Júnior Veras