Palmas, 19 de abril de 2024 18:13

Processos produtivos, serviços e produtos tocantinenses podem ser incrementados com recursos do TECNOVA

01/08/2014 - 09h42

Foto: Priscila Cavalcante
Ampliar imagem Empresário Gledson Neves participou ...

Parcerias com centros tecnológicos e a contratação de consultores são alguns dos recursos utilizados para aumentar a assertividade das propostas no pleito dos recursos disponibilizados pelo TECNOVA

Por Priscila Cavalcante

Estão disponíveis para micro e pequenos empresários do Tocantins cerca de R$ 9 milhões de reais para o desenvolvimento de produtos, processos e serviços inovadores do Programa de Inovação Tecnológica (TECNOVA). De olho nestes recursos, empresários de todo estado têm participado dos workshops de divulgação das normas técnicas do edital organizados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência Tecnologia e Inovação (SEDECTI) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL).

Participando do último workshop, realizado na noite desta quinta, 31/07, em Palmas o empresário da área de coleta e reciclagem de resíduos eletrônicos, Gledson Neves da Costa (foto) falou sobre a expectativa com o edital. “É um serviço de utilidade pública [reciclagem] e nós queremos torná-la mais tecnológica, desenvolvendo um laboratório para analisar quais os metais que cada placa que a gente recolhe contém. Isso vai dar um maior valor agregado na hora de comercializar esse produto”, explicou.

Para elaborar seus projetos, os empresários têm recorrido a parcerias e à contratação de consultores. “Nós temos uma parceria com a UFT [Universidade Federal do Tocantins] para a criação desse laboratório. Então a nossa ideia é justamente isso, aplicar este recurso de inovação tecnológica num setor para análise”, complementa Gledson.

No workshop são detalhadas informações do edital, disponibilizado no site tecnova.iel-to.com.br ,  como:

- cada empresa só pode apresentar uma proposta e, para isso, deve ter arrecadado em 2013 até R$ 3,6 milhões o que a enquadra;

- a necessidade de contrapartida financeira mínima de 5% do empresário em cima do valor solicitado na proposta apresentada (sendo o valor mínimo do programa de R$ 160 mil por proposta, o empresário teria contrapartida financeira de R$ 8 mil, devendo apresentar um projeto de R$168 mil);

- os recursos não podem ser destinados à aquisição de equipamentos e/ou obras;

- os projetos devem ser entregues na sede do IEL Tocantins, em Palmas, até às 17 horas do dia 29 de setembro (ou postadas para o IEL até essa data e horário nos Correios, conforme endereço descrito no edital).

As apresentações foram feitas pela gerente do IEL Tocantins, Greyce Labre, o secretário executivo da SEDECTI, Marcos Jair e a técnica da SEDECTI, Yana Santos. Os próximos workshops estão programados para as cidades de Miracema (05/08 – 09h – na Câmara Municipal), Guaraí (05/08 – 19h – na Associação Comercial), Colinas (06/08 – 09h – na Associação Comercial), Augustinópolis (07/08 - 19 h - na Câmara Municipal), Tocantinópolis (07/08) – 09h - na Associação Comercial), Araguatins (08/08 – 09h no auditório do Sebrae), Porto Nacional (12/08 – 19h – na Câmara Municipal) e Formoso do Araguaia (14/08 - 19h - na Câmara Municipal). Os workshops já passaram por Palmas, Gurupi, Araguaína e Paraíso.

O TECNOVA é um programa do Governo Federal, realizado pela Financiadora de Estudos e Projetos - FINEP. A SEDECTI, em parceria com o IEL (entidade da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins), apresentou um projeto para trazer o programa ao Estado. São parceiros no Tocantins: a Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (FAPT) e a Federação das Associações Comerciais e Indústrias do Tocantins (FACIET).

Serviço: Assessoria de Imprensa IEL (63) 3228-8844