O Serviço Social da Indústria (SESI) é parceiro da XII Semana do Peixe.
Por Comunicação SFPA/TO
A pesquisa vai avaliar a freqüência de consumo e as atitudes do consumidor em relação ao peixe no município de Palmas. Os dados servirão de subsídio para outras pesquisas desenvolvidas no Tocantins.
Quanto a Blitz Educativa, o objetivo é destacar as vantagens de se consumir a carne de peixe, considerada uma carne de alto valor biológico, por conter todos os aminoácidos e nutrientes essenciais, além disso, conta ainda com um perfil de gorduras mais saudável quando comparado às carnes vermelhas.
A pesquisa de consumo e a blitz educativa estão sendo realizadas em feitas e supermercados e a previsão é de que sejam entrevistados 500 consumidores até o dia 16 quando termina a Semana Nacional do Peixe.
Nos últimos 10 anos, o consumo de pescado vem tendo crescimento acentuado no Brasil. Hoje o brasileiro consome, em média, 14,50 quilos de pescado por habitante/ano de acordo com levantamento feito em 2013. O consumo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 12 kg/habitante/ano.
A XII Semana Nacional do Peixe segue até o próximo dia 16 com programação em Palmas e cidades do interior. Como em todos os anos, a Superintendência Federal de Pesca e Aquicultura no Tocantins tem o objetivo de estimular o consumo e a produção do pescado. Para isso, a campanha conta com o apoio de redes de supermercados, feiras livres, mercados, bares e restaurantes, escolas, colônias de pescadores, centros de nutrição e, principalmente, dos consumidores.
Potencial do estado:
O Tocantins é referência na produção de peixes, produziu 15 mil toneladas em 2014 e até o final deste ano pretende alcançar 25 mil toneladas, superando os anos anteriores. O Estado tem registradas, atualmente, 37 colônias e cerca de sete mil pescadores, além de quatro frigoríficos para abate de peixes sendo que, dois deles estão em Almas, um em Porto Nacional e outro em Aliança do Tocantins. Todos com autorização do Serviço de Inspeção Federal (SIF), que permite comercializar a produção em todo o território nacional. A comercialização de pescado é tanto de peixe abatido, quanto de alevinos.
Parceiros
São parceiros da XII Semana do Peixe, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Pesca e Aquicultura), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Social da Indústria (SESI), Universidade Federal do Tocantins (UFT), Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins), a Caixa Econômica Federal, a Cooperativa de Trabalho, Prestação de Serviços, Assistência Técnica e Extensão Rural (Coopter), Empresa Sport Náutica e a PMW SUP.
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