FIETO

Em defesa dos interesses da indústria tocantinense

Palmas, 21 de junho de 2018 18:59

 

Notícia

Sistema FIETO participa do Dia S promovendo o Café com a Indústria em Palmas

08/06/2018 - 13h36
 
 
Foto: Adilvan Nogueira

Eventos realizados em todas as capitais do país nesta sexta-feira, 8 de junho, mostram unidades educacionais e de tecnologia do Sistema Indústria em funcionamento.

As tecnologias, resultados e estrutura do Sistema FIETO, por meio de suas casas SESI e SENAI, foram apresentadas aos deputados federais do Tocantins, César Halum, Dorinha Seabra e Josi Nunes durante o Café com a Indústria, evento integrante da mobilização nacional Dia S que acontece nesta sexta-feira, 08/06, em todo país. No Tocantins, a ação foi conduzida pelo presidente da Federação, Roberto Pires, que recebeu os deputados no Centro de Educação e Tecnologia (CETEC) em Palmas acompanhado da diretora do SENAI, Márcia Rodrigues, o superintendente do SESI, Charles Elias e equipe técnica e de gestores das instituições.

O evento foi iniciado com apresentações do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial e Serviço Social da Indústria trazendo dados sobre a estrutura, capacidade de atendimento e soluções oferecidas pelas instituições por meio unidades fixas e móveis em todo Estado.  O SENAI, por exemplo, já realizou mais de 270 mil matrículas desde sua criação no Tocantins e hoje possui estrutura própria em cinco escolas distribuídas em Palmas, Taquaralto, Paraíso, Araguaína e Gurupi, além de 3 postos avançados de atendimento e unidades móveis. Esta estrutura permite o atendimento de mais de 8 mil alunos/dia em 15 áreas com cursos de educação profissional, além de Serviços de Tecnologia e Inovação e Consultorias que contam com laboratórios modernos.

Pires apresentou os laboratórios, projetos e equipamentos do SENAI e SESI e destacou a importância de educar e formar profissionais alinhados com o que há de mais moderno em tecnologias e ainda de acordo com a real necessidade indústria e do mercado de trabalho. “Nós temos estrutura e unidades de primeiro mundo aqui no Tocantins que nos colocam à frente deste momento atual e nos deixa preparados para a retomada do processo de crescimento do País. É preciso enxergar adiante e oferecer uma formação com qualidade para diminuir essa defasagem que existe hoje na educação onde se ensina em escolas do século XIX, com professores do século XX e alunos do século XXI”, disse o presidente.

Em visita guiada pelas instalações, Roberto Pires e os deputados participantes do evento conheceram os projetos de robótica, participaram de uma amostra das aulas com tecnologia 3D utilizados nas escolas do SESI, além de conhecer equipamentos de ponta do SENAI como o simulador de solda e ouvir depoimentos dos alunos da instituição.

Sobre o SESI, foram apresentadas as soluções oferecidas pela instituição nas áreas de Educação (básica e continuada), cidadania, promoção da saúde e segurança na indústria por meio de 3 unidades fixas (Palmas, Araguaína e Gurupi), 9 unidades da Indústria do Conhecimento, centro multimídia presente em diferentes cidades e 11 unidades móveis. O total de atendimentos nestas áreas já ultrapassa 2 milhões.

Confira os depoimentos dos deputados:

César Halum

“Eu percebi que o Sistema FIETO utiliza muito bem os recursos que recebe através dos repasses da folha de pagamento que muita gente contesta, mas que faz com muita qualidade, eficiência e que nos orgulha. O que nós queremos da formação profissional dos nossos jovens não é um volume de número de pessoas formadas. Nós queremos qualidade nessa capacitação, e é esse valor que não estão conseguindo entender aqueles que criticam o Sistema. Essa unidade que nós temos aqui [CETEC] é equivalente a qualquer uma em qualquer estado brasileiro e dá ao Tocantins e à FIETO a condição de ter nosso apoio permanente, porque nós sabemos que apresenta resultados que o tocantinense espera”.

Josi Nunes

“Infelizmente muitos, inclusive nós, não conhecemos a prática, a realidade, o dia a dia e ao conhecer nós ficamos encantados. O quanto seria importante se a rede pública educacional, por exemplo, se nós pudéssemos ter essa tecnologia toda que nós estamos vendo aqui. Aqui realmente se prepara para o trabalho e isso é fundamental: cidadania e trabalho. Só tenho que parabenizar o trabalho, fiquei encantada e quero conhecer mais”.

Dorinha Seabra

“Eu percebi que o Sistema está extremamente atualizado, dentro das orientações internacionais e mesmo do país em termo de avanços nessa área de formação. É um sistema aberto não só pra cumprir o seu papel junto a estrutura produtiva, com quem ele tem responsabilidade direta, mas a parcerias com o Estado, através da educação e da educação profissional. Percebi um cuidado muito grande com a segurança das pessoas que atuam no mundo do trabalho, com a qualidade e com a rapidez de estar atualizado com a produção e empregabilidade que é um dos maiores desafios do mundo moderno. Saio com gosto de quero mais, quero conhecer ainda de perto e estabelecer novas parcerias, pois o Sistema tem muito a contribuir, principalmente com o elo mais fraco que é a figura da educação básica do Estado e do município”.

 

Por Priscila Cavalcante

Serviço: Assessoria de Imprensa Sistema FIETO (63) 3229-5775

 

 

 


 
 
 
104 Sul, Rua SE 03 Lote 34 A, Ed. Armando Monteiro Neto - Plano Diretor Sul, Palmas - TO CEP: 77.020-016 Tel.: +55 63 3229-5700