A Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO) realizou nesta sexta-feira, 05/12, em Palmas, a cerimônia de outorga dos agraciados na 21ª edição do Prêmio Professor Samuel Benchimol e do Prêmio Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente reunindo lideranças empresariais, institucionais e governamentais da Amazônia Legal para reconhecer iniciativas e personalidades que promovem inovação, sustentabilidade e desenvolvimento socioeconômico na região.
Realizados pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), pelo Governo Federal por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), os prêmios contaram com o patrocínio da FIETO, Confederação Nacional da Indústria (CNI), do Banco da Amazônia e de empresas compromissadas com o desenvolvimento sustentável da região. Nove projetos foram reconhecidos pelo impacto positivo para a preservação da Amazônia com troféus e sete deles receberam um total de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais) em premiação para incentivar o desenvolvimento dos projetos e iniciativas contemplados.
Anfitrião desta edição do evento, o presidente Roberto Pires destacou que a preservação da Amazônia depende de escolhas feitas hoje. “Na busca por seu desenvolvimento, a indústria precisa de um modelo diferente do tradicional, que garanta sua convivência com o meio socioambiental da Amazônia. Em um futuro que já começa a se desenhar, os caminhos para o crédito e as demandas dos grandes mercados mundiais passarão, inevitavelmente, pela agenda ESG que contempla negócios sustentáveis, responsabilidade social e governança”, disse Pires.
A gerente de Negócios Sustentáveis do Banco da Amazônia, Samara Pereira Farias, destacou que “a iniciativa reúne os esforços das instituições, inclusive o Banco da Amazônia, não apenas na promoção do desenvolvimento sustentável, mas no olhar atento às pessoas que constroem esse desenvolvimento na região”. “Esta noite é especial porque materializa tudo o que fazemos em conjunto pela Amazônia, em cada uma das nossas atividades e no nosso cotidiano, sempre promovendo um futuro melhor para o território e para suas populações”, observou.
Representando o presidente da CNI, Ricardo Alban, o vice-presidente executivo da CNI e presidente da Federação das Indústrias do Amazonas, Antonio Carlos Silva, destacou que o fortalecimento das iniciativas voltadas à conscientização ambiental é muito importante. “Desde a criação do prêmio, a CNI tem desempenhado um papel essencial, sempre confiando e aportando patrocínio permitindo que ampliássemos essa consciência e a qualidade do julgamento dos laureados nesta noite”, afirmou Silva.
Entre os apoiadores da iniciativa estão as nove federações de indústrias dos estados da Amazônia Legal (FIETO, FIEAC, FIEAM, FIEAP, FIEMA, FIEMT, FIEPA, FIER e FIERO).
Homenagem Hors-Concours Jovem Empreendedor
Nesta 21ª edição foi instituída a Homenagem Hors-Concours Jovem Empreendedor, destinada a reconhecer jovens empreendedores cuja trajetória se destaca pela inovação, liderança e contribuição efetiva ao desenvolvimento sustentável da Amazônia. A honraria especial destacou Eli Minev Benzecy, com o projeto “Amazônia Chibata: Ariá, uma alternativa de alimento para o combate da insegurança alimentar na Amazônia brasileira em tempos de mudanças climáticas”.
A homenagem foi recebida por sua avó e representante da família Benchimol, Nora Benchimol Minev que também é filha de Samuel Benchimol que dá nome ao prêmio em reconhecimento à sua contribuição para a Amazônia. “Esse prêmio, concedido em memória, é um legado que representava muito para o meu pai. Tudo o que ele mais desejava era que a Amazônia fosse estudada e estivesse no centro das discussões. Meu neto continua a lembrar do tema destacando a insegurança alimentar e a importância de valorizarmos os alimentos da nossa Amazônia”, recordou.
Próxima edição
Ao final da outorga, a diretora da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Leonor Gomes de Carvalho, recebeu o cartaz oficial de divulgação da edição 2026, que será realizada em São Luís, no Maranhão, destacando a característica itinerante das cerimônias.
Premiados por categorias
Categorias Prêmio Samuel Benchimol
Personalidades Dedicadas ao Desenvolvimento Sustentável da Região Amazônica
Valdely Ferreira Kinupp
Projetos de Desenvolvimento Sustentável
Samir Curi – Implementação de Vitrine de Tecnologias Sociais e Educação Ambiental para o Desenvolvimento da Região Amazônica
Daniel da Silva – Biotecnologia 4.0 como Potencializador da Inovação e Sustentabilidade no Mercado de Mudas Agroflorestais no Amazonas
Categorias Prêmio Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente:
Empresa na Amazônia
Ekilibre Amazônia
Microempreendimento na Amazônia (Prêmio Florescer)
Urbano: Dayse da Costa Sarmanho Soares – Associação das Mulheres Extrativistas do Combú
Rural: Josué de Deus da Silva – Sítio Chico Paulo
Iniciativa de Desenvolvimento Local (IDL)
Kennedy Oliveira Costa – Segunda Pele
Jackson de Araújo dos Santos – Manejo Sustentável da Vassoura-de-Bruxa da Mandioca para Segurança Alimentar dos Povos Indígenas de Oiapoque
Fernanda Guilhon Simplicio – Obtenção de Quitosana a partir de Resíduos da Agropecuária: Geração de Renda de Modo Ecossustentável