FIETO

Em defesa dos interesses da indústria tocantinense

Palmas, 15 de dezembro de 2025 14:39

 

Presidente

“Quadriênios - 2009 a 2012 / 2012 a 2016 / 2016 a 2020 / 2020 a 2024 / 2024 a 2028”

Roberto Pires

Saiba mais

Notícia

Empresários participam de curso “Como evitar problemas trabalhistas” em Gurupi

11/06/2013 - 17h50 | PDA, curso, problemas, empresário, programa
 
 
Foto: Édila Nunes
Ampliar imagem O curso contou com a participação de...
Empresários do segmento industrial participaram durante esta terça-feira, 11, do curso “Como evitar problemas trabalhistas”, promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Tocantins – FIETO, em parceria com a Confederação Nacional das Indústrias – CNI. O curso possui carga horária de 8 horas e é oferecido gratuitamente por meio do Programa de Desenvolvimento Associativo – PDA para presidentes de sindicatos e empresários do setor da indústria tocantinense.
 
O conteúdo está organizado em quatro blocos: admissão, vigência da relação empregatícia, desligamento e gestão de conflitos trabalhistas. O consultor da CNI Rafael Lara, que também é Presidente do Instituto Goiano de Direito do Trabalho – IGT e consultor jurídico da Federação das Indústrias do Estado de Goiás – FIEG, ministrou o curso para uma turma de 32 alunos, entre empresários e profissionais que trabalham diretamente com gestão de pessoas.
 
“Aqui em Gurupi tivemos uma aceitação muito positiva por parte dos empresários que durante todo o dia debateram os problemas encontrados em suas empresas e se mostraram abertos mais oportunidades como essa”, destaca o consultor.
 
Para o empresário, o curso foi uma ótima oportunidade para saber como a gestão adequada de pessoas pode reduzir conflitos trabalhistas. “Esse é um curso muito importante, todo empresário deveria participar. O conhecimento que recebemos hoje, como se antecipar aos problemas, será muito proveito em nossas empresas”, conta o empresário da Móveis Santo Antônio, Antônio Carlos Vieira.
 
Já a gestora de RH da empresa Cereal Bom de gosto, Jucilene Rodrigues, o curso agregou mais conhecimento para sua área de atuação. “Nós que trabalhamos com RH, temos que  intermediar os conflitos entre emprego e empregador, e esse curso trouxe mais conhecimento para que possamos corrigir e prevenir problemas trabalhistas dentro da empresa”.
 
PDA
 
Criado pela CNI em 2007, o Programa de Desenvolvimento Associativo pretende fortalecer a representação empresarial e incentivar o associativismo. O curso “Como evitar problemas trabalhistas?” foi iniciado em março de 2012 e, até agora, capacitou cerca de 1.480 empresários, em 41 turmas em 16 estados. A previsão é que, até outubro deste ano, mais 1.400 pessoas participem das 35 turmas que ocorrerão em todo o país.
 
Édila Nunes
Unidade de Comunicação Institucional – UCI Gurupi
Sistema FIETO – Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO, SESI, SENAI e IEL)
 

 


 
 
 
ACSE 1 Rua de Pedestre SE 03 LOTE 34-A Edifício Armando Monteiro Neto Plano Diretor Sul - Palmas-TO CEP: 77020-016