Palmas, 26 de abril de 2024 16:07

Carga tributária do Tocantins supera estados ricos, revela pesquisa da CNI

26/04/2013 - 14h37

Foto: Renata Prado
Ampliar imagem Presidente do COMPEM, Lucas Izoton,c...

O presidente do Conselho de Micro e Pequenas Empresas - COMPEM, Lucas Izoton, abriu oficialmente reunião ordinária na manhã desta sexta – feira, 26, apresentando a proposta do Conselho e os avanços já alcançados pelo órgão consultivo da Confederação Nacional da Indústria - CNI. A reunião, que continua até o final da tarde de hoje, está sendo sediada pela Federação das Indústrias do Estado do Tocantins - FIETO.

No encontro, Lucas Izoton comentou sobre a realidade da indústria tocantinense que precisa se desenvolver para criar empregos. De acordo com a pesquisa da CNI, em apresentação na reunião, a carga tributária do Tocantins é 70% mais alta em relação ao estado vizinho Goiás. O peso dos tributos no Tocantins é superior aos estados mais ricos da Federação. “Isso desestimula a indústria e reduz a competitividade”, comentou Izoton.

O Tocantins gera hoje a média de 11 trabalhadores por empresa. São 31.332 trabalhadores distribuídos em 3.175 indústrias pelo Estado, sendo a maior parte no setor de construção civil, de acordo com o Guia Industrial 2012.

Além da carga tributária que será um dos principais focos de discussão nesta tarde, também estão sendo abordados temas sobre relações trabalhistas e articulação com o Poder Legislativo para interferência nas políticas.

Participam da reunião, representantes de Federações de Indústrias de todo o país e de Associações Nacionais Setoriais que compõem o Conselho Temático da Micro e Pequena Empresa para debater as demandas relacionadas às micro e pequenas empresas.

Assessoria Presidência da FIETO

Unidade de Comunicação Institucional - UCI