Palmas, 26 de abril de 2024 10:22

Robson Braga de Andrade toma posse para novo mandato na CNI

29/10/2014 - 15h05

Presidente da Confederação Nacional da Indústria aposta no aprofundamento do diálogo entre o setor produtivo e o governo para aumentar a competitividade do país

Reeleito por unanimidade, o empresário Robson Braga de Andrade iniciou nesta terça-feira (28), em Brasília, o segundo mandato como presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI). No discurso de posse, Andrade elogiou o seu antecessor no cargo e atual senador por Pernambuco, Armando Monteiro Neto. “Ele deixou a CNI organizada, respeitada e reconhecida como uma instituição de grande valor para a indústria brasileira e que realmente representa os interesses do setor”, afirmou.

O presidente da CNI se disse satisfeito com o trabalho realizado nos últimos quatro anos. Ele ressaltou que mesmo com a indústria passando por grandes dificuldades, foi mantido um diálogo importante com o Congresso Nacional e o governo em defesa das propostas para o crescimento do Brasil.  Andrade falou ainda sobre a importância do Fórum Nacional da Indústria, com mais de 60 associações setoriais, fortalecendo a união entre os empresários e apoiando propostas da CNI.

A Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) também foi destacada por Andrade. “A MEI passou a fazer com que a inovação seja uma estratégia de desenvolvimento e de crescimento da indústria brasileira, e não apenas uma ação pontual”, garantiu.

Andrade encerrou o discurso falando do desafio para os próximos anos. “É hora de fazer o Brasil voltar a crescer. Reconhecemos as dificuldades que nós e os governos teremos pela frente, desde o câmbio até a alta carga tributária. Mas tenho certeza de que a CNI será uma grande aliada dos governos estadual e federal na busca por alternativas para o crescimento do país. Precisamos de mais competitividade e vamos trabalhar muito com o Congresso em busca do desenvolvimento.”

DIRETORIA - A diretoria empossada foi eleita por representantes das 27 federações de indústrias dos estados e do Distrito Federal. Com mandato de quatro anos, que vai até 2018, a nova direção da CNI tem como primeiro vice-presidente o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), Paulo Skaf; como diretor financeiro, o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), Francisco Gadelha; e como diretor secretário, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), Jorge Côrte Real.

Na eleição, realizada no dia 13 de maio deste ano, concorreu apenas a chapa de consenso, encabeçada por Andrade. O mandato é de quatro anos.

COMPETITIVIDADE - Para o diretor secretário da CNI, Jorge Côrte Real, a diretoria assume em um momento especial da economia brasileira. “Temos que recuperar a competitividade da indústria, investir na capacitação, na inovação, criar ambientes propícios ao desenvolvimento e melhorar a questão do emprego”, afirmou.

O primeiro vice-presidente da CNI, Paulo Skaf, defendeu a união do setor produtivo em torno de propostas para o crescimento do país. "É unir para defender aquilo que realmente interressa ao país. O que nós queremos é o emprego, é o desenvolvimento, é a inovação, é a educação através do SENAI e do SESI. A agenda da indústria é uma agenda saudável para o Brasil", afirmou.

BALANÇO POSITIVO - Para o diretor da CNI, Olavo Machado, o primeiro mandato do presidente Robson Braga de Andrade foi de muita valorização da indústria, principalmente com relação às reivindicações. "Infelizmente a economia não favoreceu o setor. Mas nós acreditamos que, nos próximos quatro anos, vamos conseguir avançar mais. A indústria valorizada pode ajudar o país crescer", ressaltou.

DESTAQUES DO MANDATO - 2010/2014

Institutos SENAI

Criação de rede nacional com 26 Institutos SENAI de Inovação e 60 Institutos SENAI de Tecnologia

Matrículas SENAI

Matrículas no SENAI passando de 2 milhões em 2010 para 4 milhões em 2014

Mapa Estratégico da Indústria 2013-2022

O Mapa identifica os dez fatores chave para a competitividade brasileira

Propostas da Indústria para as Eleições 2014

42 estudos e recomendações com os temas da indústria para o desenvolvimento do país. As propostas foram debatidas com candidatos à Presidência na CNI.

Olimpíada do Conhecimento 2014

A maior Olimpíada de toda história do Sistema Indústria, com mais de 800 competidores

Embrapii

Criação da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP)

HISTÓRICO – Eleito em 2010 para o primeiro mandato como presidente da CNI, Robson Braga de Andrade presidiu a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) também por dois mandatos. Ele é o 13º  a ocupar o mais alto posto da CNI, instituição fundada há 75 anos. Mineiro de São João Del Rey, 63 anos, é engenheiro mecânico formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e industrial do setor de equipamentos.

Ele dirige a Orteng Equipamentos e Sistemas Ltda, empresa sediada em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, que produz equipamentos para os segmentos de energia, petróleo, gás, mineração, siderurgia, saneamento, telecomunicações e transportes.