Palmas, 18 de abril de 2024 14:34

Lançamento do Tocantins Mais Produtivo em Araguaína mostra e garante mais produtividade a indústrias

18/11/2022 - 08h54

Mil empresas tocantinenses devem ser atendidas entre 2022 e 2024.

Nesta quinta-feira, 17/11, foi a vez de Araguaína receber o lançamento técnico do projeto Tocantins Mais Produtivo, iniciativa que irá levar consultorias e capacitação com foco na elevação de, no mínimo, 20% da produtividade em 1.000 empresas industriais entre 2022 e 2024. O evento aconteceu no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) no município.

O Tocantins Mais Produtivo é fomentado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (SICS), com execução do SENAI e é voltado a empresas tocantinenses com CNAE industrial (primário ou secundário).

A metodologia inovadora prevê o mapeamento e atuação nos processos produtivos das empresas por meio de Mentoria, Consultoria e gamificação com etapas teóricas e práticas em Lean Manufacturing/Produção sem desperdício. Além do ganho em produtividade, as empresas que aderirem terão como benefícios a redução de desperdícios invisíveis aos gestores e dos custos de produção, entre outros.

Representando o presidente do Conselho Regional do SENAI Tocantins, Roberto Pires, a vice-presidente do Sistema FIETO, Maria Elieth Lobo, afirmou que o SENAI está levando toda sua expertise em serviços de tecnologia e inovação para somar forças em prol do desenvolvimento industrial do Estado. “A meta do projeto é aumentar em 20% a produtividade, afinal, caminhamos para a era da indústria 4.0, realidade no mundo inteiro que faz parte do futuro que queremos construir aqui no Tocantins”, destacou a gestora.

A apresentação técnica do projeto foi conduzida pela diretora regional do SENAI, Márcia Rodrigues, a qual mostrou que o SENAI atua para tornar a  indústria mais competitiva. “Empresas são feitas por pessoas e para atender pessoas. A base do Tocantins Mais Produtivo é a qualificação proporcionando que estas pessoas que estão inseridas nos setores produtivos possam ir mais além”, pontuou a diretora, acrescentando que serão 64 horas por empresas com etapas teóricas no EAD e etapas práticas com as consultorias.

O titular da SICS, secretário Carlos Humberto Lima, destacou o papel do Governo do Tocantins no fomento e impulsionamento de empresas para o desenvolvimento do Estado. “O Governo trabalha fortemente na construção de um ambiente de negócios mais propício para atração de investimentos. É preciso que sejamos assertivos se quisermos impulsionar nossa economia. Porque cabe ao poder público a criação das políticas públicas. Mas cabe aos empresários a aplicação delas e o desenvolvimento socioeconômico do nosso Estado. Esperamos que as empresas acolham os técnicos do SENAI, para que eles possam fazer um diagnóstico e desenvolver as melhores práticas”, disse representando o governador do Estado, Wanderlei Barbosa.

Após confirmar a adesão da Gelnex no projeto, o gerente de planta, Fernando Galdiole, destacou que a empresa já estava trabalhando em formas de aumentar sua produtividade. “É um projeto interessante para Gelnex como um todo. Já estamos trabalhando nesta área e nos desenvolvendo. É muito gratificante ver este tipo de atitude de desenvolvimento da indústria. Nós acreditamos que o Estado tem um grande potencial a nível nacional. Que atitudes como esta, do SENAI e do Governo, continuem a incentivar o desenvolvimento do Tocantins e do país como um todo”, destacou reforçando a adesão do grupo ao Tocantins Mais Produtivo.

O projeto acontece por adesão, sem contrapartida das empresas. Em cada indústria, três colaboradores serão capacitados com a metodologia de Produção Mais Enxuta tendo como meta elevar, no mínimo, em 20% a produtividade de cada CNPJ atendido. Para participar, basta preencher o formulário on-line por meio do link ou pedir o formulário via whatsapp (63) 3229-5770 (opção Tocantins Mais Produtivo).

Próximo lançamento

Gurupi será a próxima parada do lançamento do Tocantins Mais Produtivo. O evento acontece na próxima terça-feira, 22/11, no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), do município, às 19 horas.

Por Brener Nunes
Fotos: Adilvan Nogueira