FIETO

Em defesa dos interesses da indústria tocantinense

Palmas, 18 de dezembro de 2018 17:52

 

Notícia

Roberto Pires visita terminal da VLI em Porto Nacional

03/12/2018 - 17h36
 
 

Convite foi feito ao presidente da FIETO, governador do Tocantins e gestores da área de logística do Maranhão. O grupo conheceu as Instalações e estrutura da empresa em Porto.

Uma visita institucional ao Terminal de Integração da empresa VLI em Porto Nacional (Luzimangues) reuniu durante a manhã desta segunda-feira, 03/12, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO), Roberto Pires, o governador do Estado, Mauro Carlesse, o subsecretário de Indústria, Comércio e Energia do Estado do Maranhão, Expedito Rodrigues Júnior, o conselheiro da FIETO, Carlos Wagno Milhomem e o presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), Ted Lago.

O grupo foi recebido com apresentação institucional da equipe da VLI representada pelo responsável pelas Relações Institucionais do Corredor Centro-Norte, Fernando Kunsch, o gerente de Agronegócio, Edson Zacarias, o responsável pela Área Comercial, Orestes Souza Filho e o gerente geral dos Terminais do Norte da empresa, Denilson Marques.

A VLI possui mais de 7.500 empregados, três portos próprios e cinco corredores logísticos nos mais de 300 municípios em dez estados nos quais está presente. No Tocantins, a empresa opera trecho da Ferrovia Norte Sul e possui terminais de integração em Porto Nacional e Palmeirante. Kunsch explicou que o objetivo central da apresentação de forma conjunta é aproximar os estados para que o Tocantins e o Maranhão planejem conjuntamente o desenvolvimento logístico dos estados.

“A gente tem que ter muito cuidado para que o Tocantins não se torne um eixo viário onde só se vê o caminhão ou o trem passar. Precisamos unir forças para que o Estado se torne um eixo de desenvolvimento. A Ferrovia Norte Sul é nossa esperança, mas para isso precisamos transformar esses insumos aqui agregando valor e gerando empregos na iniciativa privada”, ressaltou o presidente Roberto Pires.

O governador Mauro Carlesse ratificou a necessidade apontada por Pires e afirmou que a equipe de Governo está trabalhando para alavancar o estado a fim de que “não seja um corredor, seja um estado produtivo”. Carlesse reforçou a capacidade logística do Tocantins que já possui a empresa instalada para explorar a Ferrovia e a urgência em integrar todo o trecho já construído.

Diante de demandas apresentadas pela VLI, como a desburocratização no uso de recursos do Programa de Construção e Ampliação de Armazéns, o governador manifestou ser um interesse comum do Governo ampliar a capacidade de armazenagem que, segundo a VLI, hoje tem um déficit de 51%.

Sobre o Porto de Itaqui (São Luís/MA), apresentado por Ted Lago como o “Porto do Tocantins”, em virtude da grande utilização deste modal pelo Estado, o presidente da EMAP mostrou que em 2018 o Porto bateu recorde na movimentação de soja. Em maio foi superada a marca de 1,2 milhão de toneladas de soja exportada em um único mês sendo que de janeiro a agosto foi superado todo o volume deste tipo de carga em relação a todo o ano de 2017.  

Os secretários de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária do Tocantins, Thiago Dourado e de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura, Wilson Charles também participaram da visita e apresentação.

 

Por Priscila Cavalcante                                            

Serviço: Assessoria de Imprensa FIETO (63) 3229-5775

 

 

 


 
 
 
104 Sul, Rua SE 03 Lote 34 A, Ed. Armando Monteiro Neto - Plano Diretor Sul, Palmas - TO CEP: 77.020-016 Tel.: +55 63 3229-5700