Palmas, 26 de abril de 2024 02:19

FIETO lança Estudo das Principais Cadeias Produtivas do Estado nesta quarta-feira, 05/09, em Palmas

04/09/2018 - 08h34

Foto: Adilvan Nogueira

O estudo das cadeias produtivas da soja e milho, carne bovina, arroz, piscicultura e silvicultura será lançado em evento com a participação de instituições parceiras e empresários.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO), Roberto Pires, lança nesta quarta-feira, 05/09, o Estudo das Potencialidades das Principais Cadeias Produtivas do Tocantins realizado com o apoio do Governo do Estado. O lançamento acontece no Tuagê Eventos em Palmas, a partir de 19:30, voltado às instituições apoiadoras e empresários. Coordenado pela FIETO, o estudo foi elaborado com recursos financeiros do Fundo de Desenvolvimento Econômico (CDE).

Na cerimônia serão entregues os cinco primeiros cadernos que trazem os dados das cadeias de soja e milho, piscicultura, carne bovina, arroz e silvicultura. Outras três cadeias estão com o estudo em fase de consolidação: lácteos, suinocultura, avicultura. A cadeia de fruticultura será incluída.

O estudo traz diagnósticos das cadeias, análise de mercado, características gerais, custo de produção, forças e fraquezas, situação interna, entre outras. O objetivo principal é apontar medidas para ampliar tanto a produção como a organização de estratégias que desenvolvam a indústria da transformação.

Em sua elaboração, conduzida pela empresa Markestrat, foram realizadas etapas de diagnósticos interno e externo, análise de bancos de dados, relatórios e entrevistas com diversos agentes da cadeia, tais como produtores, associações e cooperativas e sindicatos. Segundo o professor, as cinco primeiras cadeias estudadas podem gerar, juntas, R$ 15 bilhões a mais nos próximos dez anos para o estado.