Palmas, 23 de abril de 2024 04:06

5 dicas para empresas evitarem o contágio por coronavírus durante campanhas de vacinação

26/03/2020 - 18h41

SESI divulga recomendações para ajudar no planejamento de campanhas de imunização e a evitar contágio pela covid-19 de profissionais de saúde e trabalhadores durante o procedimento

O Serviço Social da Indústria (SESI) lançou na terça-feira (24) recomendações para diminuir a possibilidade de contágio por coronavírus durante as campanhas de vacinação realizadas pelas empresas. O guia Recomendações SESI para vacinação (H1N1) em tempos de Covid-19, que será constantemente atualizado de acordo com mudanças de protocolos nacionais e internacionais de saúde, tem o objetivo de ajudar as empresas a planejarem campanhas de vacinação contra a gripe e evitar ao máximo o contágio de profissionais de saúde e trabalhadores com a covid-19.

Inclusive, o SESI recomenda que os trabalhadores busquem se vacinar contra o H1N1. Embora não proteja contra o novo coronavírus, ajuda a diminuir possíveis complicações decorrentes de infecções de vias aéreas e adiferenciar a gripe da Covid-19. Confira as principais dicas:

1. Evitar aglomerações ou filas

Evitar o contato próximo entre as pessoas está entre as prioridades do momento. Entre as medidas que podem ser adotadas para evitar aglomerações durante a vacinação está a organização do atendimento por grupos, priorizando o de risco; ter vários postos de aplicação da vacina; fazer agendamentos; e oferecer a possibilidade de vacinação drive-thru, em especial para pessoas de grupo de risco ou com dificuldades de locomoção.

2. Escolher ambientes externos e arejados

A escolha dos locais de vacinação pode contribuir para reduzir o contágio. Se for possível, organize os locais de vacinação em ambientes externos e arejados, mas esteja atento à legislação de seu município ou estado sobre exigências sanitárias. Se não for possível vacinar externamente, organize o atendimento para que entre um trabalhador de cada vez em ambiente ou sala de atendimento.

3. Orientar trabalhadores sobre cuidados básicos durante a vacinação

Além de campanhas educativas sobre cuidados para se combater o contágio pelo coronavírus, os trabalhadores precisam ser orientados a manter distância de um a dois metros das outras pessoas que receberão a vacina. É preciso ainda estimular que os trabalhadores carreguem recipientes individuais para consumo de água para evitar o contato direto da boca com torneiras e bebedouros. O uso de máscaras por pessoas sem sintomas ou diagnóstico da doença não é recomendável porque não é a melhor maneira de proteção, além de promover o desabastecimento do material para quem necessita.

4. Cuidar e treinar os profissionais envolvidos na campanha de vacinação

Os técnicos de enfermagem devem usar todos os equipamentos de proteção individuais recomendados: máscara cirúrgica, gorro, luvas descartáveis e óculos ou protetor facial. Deve-se garantir número suficiente de máscaras para os profissionais envolvidos nos procedimentos trocarem a cada duas horas ou sempre que for necessário. Além disso, é importante minimizar o máximo possível o contato com superfícies e contar, por exemplo, com lixeiras que tenham pedal ou abertura automática. Os profissionais de limpeza devem ser treinados sobre a forma correta de desinfecção e o uso correto de equipamentos de proteção individual.

5. Garantir o cumprimento das recomendações por empresas terceirizadas

Para que a campanha de vacinação seja bem-sucedida ao reduzir riscos de contaminação por Covid-19, é fundamental que as recomendações e estratégias adotadas sejam devidamente compartilhadas com empresas terceirizadas contratadas para que realizem tanto o procedimento de vacinação quanto qualquer outra atividade durante a campanha, como a limpeza.

A Indústria contra o coronavírus: vamos juntos superar essa crise

Acompanhe todas as notícias sobre as ações da indústria no combate ao coronavírus na página especial da Agência CNI de Notícias.

Da Agência CNI de Notícias