Palmas, 03 de maio de 2024 22:13

FIETO dá mais um passo para implantação do Observatório da Indústria

23/04/2024 - 12h04

Iniciativa visa proporcionar um panorama integrado das informações e acessar dados de forma instantânea para a tomada de decisões estratégicas.

Sob a coordenação do Observatório Nacional, via on-line, foi realizado na manhã desta terça-feira, 23, o 6º Workshop: Entrega e Fechamento do Plano de Implementação do Observatório Observatório da Indústria no Tocantins.

Em fase de implantação no estado pela Federação das Indústrias (FIETO), o Observatório Industrial consiste em uma plataforma de inteligência capaz de armazenar, analisar dados e construir cenários futuros para suporte às tomadas de decisões. A ferramenta também será utilizada na defesa de interesses da indústria e para estabelecer um diálogo direto com o governo federal.

No workshop desta terça-feira a equipe técnica apresentou 13 painéis de inteligência que irão compor a proposta. São eles: indicadores de mercado, perfil dos municípios, painel setorial, comércio exterior, painel econômico, perfil de empresas, movimentação de empregos, educação básica e técnica, educação superior, mapeamento de CTeI, mapa do trabalho e inteligência eleitoral.

A expectativa da FIETO com a implementação do Observatório da Indústria no Tocantins, que deverá ser concluída somente em 2026, é proporcionar um panorama integrado das informações de interesse do segmento produtivo, acessar dados de forma instantânea para a tomada de decisões estratégicas e ter uma visão sistêmica de médio e longo prazo.

Com a iniciativa, o Sistema Indústria no Tocantins almeja ser reconhecido como um núcleo de inteligência que visa impulsionar o desenvolvimento regional por meio de dados e informações do cenário nacional disponibilizadas por meio de plataforma exclusiva na internet.

Por Júnior Veras

Foto: Hiroshi