Palmas, 19 de abril de 2024 10:28

Empresários do segmento de reparação automotiva participam de programa voltado à melhoria da competitividade

05/07/2019 - 16h06

Foto: Adilvan Nogueira

O consultor Pedro Luiz Scopino falou sobre gestão em oficinas para representantes das empresas tocantinenses participantes do PROCOMPI.

Empresários tocantinenses do setor de reparação de automóveis (oficinas) participaram de mais uma ação do Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (PROCOMPI) realizada na última quinta-feira, 04/07, em Palmas pelo Sistema FIETO. Em reunião com o professor, administrador e consultor Pedro Luiz Scopino foi abordado o tema Gestão de Oficinas pelo profissional que dividiu sua experiência no setor automotivo com representantes das 20 empresas participantes do Programa.

A capacitação inclui a realização de consultoria em gestão de produção para alavancar a produtividade e eficiência nos negócios estimulando a cooperação entre as empresas, a organização do setor e o desenvolvimento empresarial e territorial. Para o empresário Rafael Leonardo, da Matias Motos, o programa agrega muito valor e contribui muito com o conhecimento dos participantes. “As palestras, as adequações e informações que são ensinadas vêm só para engradecer nosso conhecimento de gestão e financeiro. Agora é só aplicar na prática e esperar os resultados”, pontua.

Já o proprietário da empresa Mineirinho Auto Center, Máximo José da Cunha Costa, ressalta que a ação também promove interação e orientação que fazem toda a diferença para o desenvolvimento das empresas. “Gostei muito do atendimento, é muito bom ter uma visão externa do negócio, trocar ideias e receber opiniões diferentes. Críticas construtivas também são muito bem-vindas”, conclui.

O programa

Vinte empresas do ramo de Reparação Automotiva são atendidas atualmente pelo PROCOMPI recebendo ações como consultorias de Gestão da Produção, Gestão de Oficinas e Cursos profissionalizantes. As ações estão previstas para acontecer até o final de 2019 e são desenvolvidas por meio da parceria entre Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE - Nacional). Em seus 17 anos de atuação, o programa já beneficiou mais de 6.000 micros e pequenas empresas de todo o Brasil, financiando projetos que contribuem para o aumento da produtividade do faturamento e da geração de empregos.

Por Amanda Mitaly