Palmas, 16 de abril de 2024 05:54

FIETO recebe subsecretário do Ministério da Economia para debater Custo Brasil

12/01/2021 - 16h54

Foto: Adilvan Nogueira

O evento contou com a presença do governador Mauro Carlesse, a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, dirigentes de entidades do setor produtivo e empresários.

A Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO) reuniu nesta terça-feira, 12/01, empresários, dirigentes de instituições ligadas ao setor produtivo e representantes do poder público para discutir o “Custo Brasil”, que é um termo usado para definir um conjunto de dificuldades estruturais, burocráticas, trabalhistas e econômicas que atrapalham o crescimento da produção industrial, do comércio e da economia brasileira como um todo.

Para falar sobre o tema, o presidente da FIETO, Roberto Pires, trouxe a Palmas o subsecretário de Ambientes de Negócios Competitivos do Ministério da Economia e CEO do Projeto de Redução do Custo Brasil, Jorge Luiz de Lima, que fez uma ampla apresentação sobre o olhar do Ministério a respeito do tema.

Com a presença do governador do Tocantins, Mauro Carlesse, e da prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, o subsecretário do Ministério da Economia reforçou que o caminho para a redução do Custo Brasil está na integração entre os setores público e privado. “Não temos como reduzir o Custo Brasil se não houver um esforço conjunto entre Governo e Empresários. Sem essa parceria o país vai avançar a passos de tartaruga. E o Brasil tem pressa e precisa acelerar esse processo. Estamos num momento especial, porque tem gente no Governo hoje disposta a fazer esse debate”, disse Jorge Luiz de Lima.

O presidente da FIETO destacou a urgência de se reduzir o Custo Brasil, que hoje consome R$ 1,5 trilhão ao ano, o que corresponde a 22% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, conforme diagnóstico desenvolvido pelo Ministério da Economia em parceria com o Movimento Brasil Competitivo (MBC). “O setor produtivo precisa reduzir custos para ganhar competitividade no mercado globalizado. Esse debate é fundamental para que Governo e a Iniciativa Privada possam andar juntos, propondo soluções para que a economia avance com rapidez”, pontuou Roberto Pires.

O subsecretário do Ministério da Economia, Jorge Luiz de Lima, afirmou que encaminhar ao Tocantins, por meio da FIETO, uma lista com 40 ações prioritárias que hoje estão no Congresso ou no Governo que podem promover a redução do Custo Brasil. “O apoio das Federações, do Governo, das Prefeituras e dos parlamentares tocantinenses será fundamental para que essas propostas de redução do Custo Brasil se tornem realidade”, explicou Lima.

Por Emerson Alencar

Serviço: Assessoria de Imprensa – Presidência FIETO