Estrutura de ponta e pedagogia STEAM vão beneficiar até 1.500 estudantes por dia
O Sistema FIETO, por meio do Serviço Social da Indústria, inaugurou na última quinta-feira, 30/10, a Escola SESI de Referência José Wilson Siqueira Campos em Palmas. A escola integra a rede nacional de escolas SESI de Referência, a maior privada do país, e reforça o compromisso da indústria com uma educação de qualidade e alinhada às demandas do século XXI.
O evento de inauguração contou com a presença do presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban, que destacou em seu discurso a importância do investimento em educação para o desenvolvimento e o quanto a metodologia SESI pode somar ao futuro do país. "Nós não temos nenhuma pretensão de sermos um modificador da cultura educacional, um realizador de uma nova educação, mas queremos muito ser um catalisador, benchmarking [um padrão de referência]”, afirmou Alban.
Em sua fala, o presidente da FIETO e do Conselho Regional do SESI Tocantins, Roberto Pires, reforçou que a metodologia de ensino da instituição prepara os estudantes para o mercado de trabalho e para o futuro. “Não há desenvolvimento na história em um ambiente onde prevalece educação de baixa qualidade. E, claramente, o modelo tradicional de ensino já não forma o profissional que o mercado necessita. Na Escola SESI de Referência, os cadernos e carteiras tradicionais dão lugar a uma metodologia inovadora, que prepara cidadãos críticos, conscientes e prontos para os desafios contemporâneos”, pontuou Pires.
Fausto Augusto Junior, presidente do Conselho Nacional do SESI, destacou que a Escola prioriza o desenvolvimento integral dos alunos, tendo a tecnologia como instrumento para compreender e transformar o mundo ao seu redor. “Está alinhada às demandas de uma indústria em constante modernização e às exigências do futuro”, reforçou.
Homenagem
Com 6,7 mil m² de área edificada, a unidade carrega o nome de José Wilson Siqueira Campos, uma homenagem a um dos fundadores do Tocantins e grande defensor da educação e do desenvolvimento industrial, falecido em 2023. "Reconheço a complexidade, a importância e a profundidade dos ensinamentos presentes na Escola SESI de Referência. O que encontramos aqui preenche as expectativas da educação que o Brasil necessita", declarou o prefeito Eduardo Siqueira Campos que também é filho do homenageado.
A escola atenderá alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II ao Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), que utiliza a metodologia de Reconhecimento de Saberes, permitindo a conclusão do Ensino Médio em tempo reduzido.
"Sabemos da importância desse avanço para a economia nacional e do apoio do Estado a essa experiência. A colaboração dos empresários da indústria na área da educação é motivo de grande satisfação para todos nós", pontuou o governador do Tocantins na ocasião, Laurez Moreira.
Investimento em educação
No Tocantins, esta é a segunda Escola SESI de Referência entregue: Araguaína já conta com uma unidade SESI de Referência desde 2023 e, em Gurupi, a escola está em construção com entrega prevista para 2026. As matrículas para o ano letivo de 2026 já estão abertas.
Infraestrutura para o futuro
A nova escola foi projetada para ser um ambiente de estímulo à aprendizagem e à criatividade. A unidade possui mais de vinte espaços pedagógicos, incluindo salas de aula temáticas, laboratórios de Robótica, Espaço Maker, estúdio de gravação, auditório e quadra poliesportiva.
A arquitetura prioriza a circulação livre e o acesso a recursos tecnológicos, criando um espaço propício para a aplicação da metodologia STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), que integra as áreas do conhecimento de forma interdisciplinar e prática.
A Escola SESI de Referência em Palmas oferece uma proposta pedagógica focada na formação integral do estudante com diversos diferenciais que preparam para a vida. Entre eles, destaca-se a Metodologia STEAM, que promove a aprendizagem baseada em projetos e na resolução de problemas reais, integrando diferentes áreas do conhecimento.
A instituição também conta com a Robótica Educacional como componente curricular, incentivando a participação dos alunos em torneios nacionais, um Espaço Maker disponível como ambiente para criatividade, prototipagem e trabalho em equipe, estimulando a mão na massa. A escola mantém um compromisso com a Educação Inclusiva, oferecendo Atendimento Educacional Especializado (AEE) e um currículo adaptado para atender a todos os estudantes.